A coragem para um novo começo
Eu gosto de música e poesia. Letras e músicas, poemas e canções. Há certas músicas que parecem ser a trilha sonora de alguns momentos da minha vida. Há poesias que motivam e encorajam. Ainda ontem reli um poema do grande poeta Carlos Drummond de Andrade. E aquele poema me inspirou a falar sobre a coragem para começar algo novo ou reescrever uma nova história.
Começos e recomeços nunca são fáceis. A perda de um emprego, o término de um relacionamento, um projeto frustrado ou não realizado. A primeira reação de quem vive um momento reverso é achar que tudo está perdido e não enxergar o caminho. Dar os primeiros passos para iniciar um novo projeto ou realizar um sonho parece muitas vezes quase impossível.
Uma das maiores justificativas para a falta de realização é a idade. Quantos anos você tem? Você se acha jovem demais para tentar ou velho demais para recomeçar? Sim, muita gente pensa dessa maneira e por isso perde grandes oportunidades na vida. Você poderia dizer que quem pensa assim está errado, mas não existe o certo ou o errado. Existem escolhas de vida, e cada um é o que escolhe ser ou fazer. É claro, escolhas têm consequências. Muitas vezes a consequência de não tentar é a frustração de algo que não foi, mas poderia ter sido.
Dificilmente a pouca idade é um obstáculo. Podem faltar experiência e maturidade, mas sobra energia. Com boa vontade e objetivos definidos um jovem pode realizar vários sonhos ainda bem cedo. E os mais velhos? Bem, esses têm que enfrentar muitas crenças limitantes. A mais cruel é acreditar que “certas coisas não são para a sua idade”. É muito mais comum pessoas que se limitam em relação à idade avançada do que à pouca idade. Conheço pessoas que nem chegaram aos 50 anos e vivem se queixando como se fossem muito idosos. É claro que não têm consciência disso, mas a desculpa da idade é um paradigma, um mecanismo de defesa psicológico que justifica muitos medos: O medo de tentar um novo relacionamento e ser rejeitado; O medo de iniciar um negócio autônomo ao ser despedido de um emprego; O medo de recomeçar em diversas situações.
Medos são sentimentos paralisantes, frutos de lições antigas que aprendemos, mas que não são necessariamente verdades para todo mundo. Todos nós temos medos. Todos nós possuímos crenças limitantes. Ter coragem de recomeçar é enfrentar essas crenças. É duvidar delas e apostar em uma nova atitude.
Sempre é tempo de se iniciar algo novo. Não existe idade para um recomeço se estamos vivos e temos desejos. Tudo nasce de uma vontade ou de um sonho. Quem acredita nos seus sonhos não tem tempo para pensar em limitações de idade. O máximo que pode acontecer quando se tenta é não conseguir, ou conseguir apenas parcialmente a realização dos seus desejos.
Mas para saber se pode dar certo é preciso tentar. E quantas surpresas boas pode revelar o nosso potencial de realização ao ser ativado! Por isso quero deixar aqui um trecho do poema do Drummond: Aquele que me inspirou a escrever essa mensagem. Espero que reflitam sobre ele, não deixando que nada impeça a realização dos seus sonhos ou a construção de novos caminhos em suas vidas.
“Não importa onde você parou/ Em que momento da vida você cansou/ O que importa é que sempre é possível e necessário recomeçar/ Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo/ É renovar as esperanças na vida, e o mais importante.../ Acreditar em você de novo / sofreu muito nesse período?/ foi aprendizado/ Chorou muito?/ Foi limpeza da alma.../ Ficou com raiva das pessoas?/ Foi para perdoá-las um dia... / Sentiu-se só por diversas vezes? / É por que fechaste a porta até para os anjos.../ Acreditou que tudo estava perdido? / era o início da tua melhora... / Onde você quer chegar? / Ir alto? Sonhe alto.../ Queira o melhor do melhor.../ Se pensamos pequeno/ Coisas pequenas teremos / Mas se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor / O melhor vai se instalar em nossa vida / Por que sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura/” Carlos Drummond de Andrade
Márcia Palis 15.06.2025
Atenção: Este site não oferece atendimento imediato a pessoas em situação de emergência. Nesse caso, ligue para o número 188 (Centro de Valorização da Vida – CVV) ou entre em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no número 192. (SAMU).
Márcia Palis - . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Three.r Comunicação